1. PODEMOS CONFIAR NO “DIÁRIO DE BORDO”?
Contudo, grande parte das indústrias ainda utilizam o apontamento manual de produção para monitorar produtividade e a qualidade, ou seja, a eficiência das máquinas. Pior que isto, com base nestes apontamentos são definidos a previsibilidade dos prazos de entrega, o volume de estoque e até mesmo a decisão estratégica sobre compra de novas máquinas ou contratação de mão-de-obra.
Este apontamento manual é o famoso “diário de bordo” onde o próprio operador da máquina, anota a quantidade produzida e refugada e o tempo em que a máquina ficou parada.
Tal registro de ocorrência serve basicamente para justificar o motivo de não ter atingido a meta de produção. Registro este que só estará disponível como informação gerencial algum tempo depois de realizado, pois o operador irá terminar o apontamento apenas no fim de seu turno. Um outro colaborador irá recolher este material com os apontamentos e levar para alguém digitá-lo em uma planilha, para enfim, consolidar esses dados em informações gerenciais através de gráficos e relatórios.
Horas ou talvez dias depois, estes dados serão analisados e planos de ações para melhoria destes resultados serão definidos. Neste momento, porém a máquina talvez já esteja produzindo outro produto e nenhuma ação corretiva aos problemas evidenciados pelo apontamento anterior poderá ser realizada, afinal, já passou e nada podemos fazer para mudar o dia anterior.
Desta forma, podemos afirmar que diariamente nas indústrias, muitos estão arriscando atravessar a rua com a foto do dia anterior, com longas reuniões pra discutir erros passados e não solucionados, projeções e perspectivas baseadas em dados escritos dias atrás, tomando decisões de contratações ou compra de máquinas com base em dados duvidosos.
Um erro comum gerado pelo apontamento manual, ocorre quando a máquina produz num ritmo maior que o esperado, normalmente este é um caso onde o operador no final do turno pára a máquina com antecedência, visto que a meta de produção foi atingida. O apontamento manual, aliás em muitas vezes, é realizado com a máquina parada no fim do turno.
Podemos observar na figura a seguir, onde o operador apontou informações até às 16:35, sendo que ainda eram 15:10, isto é uma prática comum nas empresas, visto que o operador tem que desempenhar diversas funções e acaba não dando a devida importância ao apontamento dos dados.
Sabemos que por maior boa vontade que o operador tenha, ele não conseguirá informar hora, minuto e segundo que a máquina parou e voltou a trabalhar. Quanto menos informar a velocidade média de produção que a máquina executou enquanto estava produzindo.
Portanto no apontamento manual temos diversos problemas que causam perdas de produtividade, tais como:
» Erros e vícios por parte do operador;
» Demora na compilação dos dados;
» Tomadas de decisões tardias;
» Aumento nos custos de produção (mão de obra e insumos)
2. E COMO POSSO TER TOMADAS DE AÇÕES MAIS SEGURAS E ASSERTIVAS?
A Gestão da produção em tempo real é uma solução para eliminar os problemas listados acima e já é uma realidade de algumas indústrias de diversos segmentos.
O Sistema Pw-1, por exemplo, já é utilizado por mais de 500 empresas não só para monitorar a produção, mas principalmente para melhorar os resultados.
Para que os eventos ocorridos na produção sejam coletados e registrados de forma imediata, são instalados coletores de dados que capturam sinais da máquina, através de sensores que sinalizam se a máquina está parada, produzindo e sua respectiva performance. A Prodwin possui um dos mais modernos coletores disponíveis no mercados, totalmente desenvolvido e produzido internamente, veja na ilustração a seguir os diferenciais do nosso coletor de dados, iP-64.
Além dos diferenciais na construção e na usabilidade do coletor, podemos destacar também a integração e comunicação com os diversos equipamentos.
Em funcionamento, o sistema Pw-1 mostrará através do monitor on line, ou seja, no momento que a ocorrência acontece, se a máquina está parada ou produzindo, assim podemos garantir a eficiência da produção ao corrigir os desvios.
O Pw-1 é um Sistema de Gestão de Manufatura em Tempo Real, que informa imediatamente a disponibilidade, performance e qualidade, registrando e sinalizando os eventos de produção no momento em que acontecem. Desta forma possibilita ao gestor atuar imediatamente na correção dos problemas rotineiros, como as paradas, perdas de performance e problemas de qualidade das peças produzidas, melhorando a produtividade e consequentemente o lucro da empresa.
Você sabe dizer o que está ocorrendo agora na sua produção?
MAIS ALGUMAS INFORMAÇÕES DO PW-1.
Veja o vídeo abaixo e entenda como a Prodwin, através de um sistema MES (OEE) em tempo real, pode lhe ajudar a aumentar os níveis de produtividade da sua indústria.
Quer entender melhor, veja como Pw-1 (clique aqui) pode aumentar a lucratividade de sua empresa.
Mais informações, mande uma mensagem para o nosso consultor (clique aqui) que ele retornará rapidamente a sua mensagem.