SÓ SE PODE MELHORAR AQUILO QUE É MEDIDO
As empresas devem ser produtivas utilizando o máximo dos recursos disponíveis (Mão de obra, Máquinas e Materiais)
Nos últimos anos, o indicador OEE (Overall Equipment Effectiveness), proposto na metodologia TPM (Total Productive Maintenance), vem sendo utilizado por diversas empresas para aumentar a produtividade e apresentando resultados significativos.
Não sabe o que é o OEE? Veja o vídeo a seguir e entenda rapidamente sobre o OEE. (Quer saber mais? Clique aqui e saiba mais sobre o indicador OEE)
Com este indicador é possível verificar se uma empresa está utilizando bem os seus recursos disponíveis para a produção e identificar os pontos de melhoria nos quais podem atuar para ganhar produtividade.
COMO PODEMOS MEDIR A PRODUÇÃO?
Para medir, é preciso que inicialmente realize a coleta de dados da produção, esta coleta pode ser executada de duas maneiras: coleta de dados de forma manual ou coleta de dados de forma automática.
COLETA DE DADOS DE FORMA MANUAL
A coleta dos dados de produção de forma manual normalmente é feita através de apontamentos em um diário de bordo pelo operador de máquina ou apontador de produção, depois é preciso que alguém, normalmente a manufatura, digite os dados em uma planilha afim de calcular o indicador OEE, e em seguida a criação de gráficos e indicadores.
Veja na figura 1 o modelo de um simples diário de bordo.
Figura 1 – Diário de Bordo.
Neste diário de bordo são apontadas algumas informações, como:
- Identificação da máquina / linha de montagem.
- Identificação do modelo da peça produzida.
- Quantidade de peças produzidas.
- Quantidade de peças refugadas.
- Tempo de parada da máquina.
- Classificação da parada da máquina.
- Operador responsável.
Após a coleta de dados, digitação, compilação e montagem de relatórios e gráficos, os colaboradores e gestores terão uma visão do comportamento da produção.
O apontamento manual nos leva a alguns questionamentos:
- Qual é o nível de confiabilidade destas informações?
- Será que os dados que foram coletados ou digitados, estão corretos?
- Será que estes dados estão retratando a realidade do chão de fábrica?
- Será que os relatórios e gráficos estão refletindo a produção do momento ou de alguns dias atrás?
Portanto dados desatualizados e com pouca confiabilidade, não terá credibilidade e tão pouco utilidade.
COMO MEDIR A PRODUÇÃO DE MANEIRA EFICIENTE?
COLETA DE DADOS DE FORMA AUTOMÁTICA
Este sistema consiste em capturar os dados diretamente da máquina pela instalação de sensores, ligados a um aparelho que contabiliza a produção, o ciclo e a parada de máquina de forma automática.
Este aparelho possui uma interface na qual o operador pode colocar informações complementares como o motivo de parada, identificação da peça e sua matrícula. E dependendo do nível de automação da máquina, podem fornecer de forma automática o motivo de parada, quantidade de refugo, motivo do refugo, tolerância de parâmetros, entre outros.
Esses dados são capturados e enviados em tempo real para um banco de dados, o qual poderá ser consultado por qualquer computador, smartphone, tablet e TV da empresa, obtendo a situação de todas as máquinas em tempo real e seus indicadores de OEE. Na Figura 2, pode ser observado um diagrama de um sistema com essas características.
Figura 2 – Diagrama de um sistema automático de coleta de dados em tempo real.
Estes são alguns dos principais benefícios de um sistema de coleta de dados automáticos:
Abaixo estão alguns dos principais benefícios de um sistema de coleta de dados automático:
- Dados e informações em tempo real.
- Alerta em tempo real – Todos na fábrica ficam sabendo imediatamente se uma máquina está parada, afetando o indicador de disponibilidade, e por consequência o indicador OEE.
- Precisão nos dados do ciclo de produção – O sistema automático obtém o ciclo real da máquina, e não uma média.
- Sistema ativo e inteligente – Envio de e-mail, SMS e notificações no iPhone seguindo regras previamente configuradas. Exemplo: se uma máquina parar para manutenção, imediatamente o sistema envia um alerta (email/SMS/notificação) para o setor de manutenção ou para o técnico responsável, que pode rapidamente atender ao chamado.
- Maior confiabilidade da informação – Como os dados são coletados de forma automática, não depende do operador para apontar todos os registros e elimina erros de digitação.
- Rapidez nas ações corretivas – Isto possibilita uma atuação rápida e eficiente na correção dos problemas que afetam a produtividade.
- Acesso rápido e inteligente ao histórico de informações.
CONCLUSÃO
Vimos que para melhorar é preciso medir, e, além disso, é importante que todos os dados e informações sejam confiáveis, precisos e rápidos.
A coleta de dados de forma automática é uma excelente ferramenta na gestão da produção, possibilitando a análise, ação e monitoramento da produção em tempo real, ganhando eficiência e maximizando os resultados.
Agora, clique no vídeo abaixo e veja como a Prodwin pode aumentar a produtividadeno chão de fábrica.
Deseja saber mais como a Prodwin pode ajudar a obter este indicador OEE em tempo real? Clique aqui e fale conosco.
Direitos autorais da Prodwin Tecnologias.