Para determinar quais são os processos de produção mais críticos de gerir em uma empresa, é necessário realizar uma análise detalhada do chão de fábrica.
Dessa forma, será possível identificar as etapas de produção que são mais sensíveis a problemas e que podem impactar diretamente na eficiência e qualidade dos produtos.
Mas como obter essa informação e analisá-la da forma correta? Fique sabendo que com o auxílio de um sistema automatizado de gestão de produção seriada, essa tarefa pode se tornar muito mais simples e assertiva.
Continue a leitura para conferir:
- O que são processos de produção?
- 5 processos de produção mais difíceis de gerir
- Prodwin é solução para gestão de processos de produção seriada
O que são processos de produção?
Os processos de produção são as etapas de trabalho que devem ser seguidas para que os produtos de uma fábrica sejam entregues com êxito.
Eles são definidos com o objetivo de organizar e qualificar os pedidos de indústria, desde a etapa de planejamento até a produção.
Retrabalho, perda de tempo e dinheiro, além de atrasos nas entregas são os principais problemas que podem ser evitados em uma indústria a partir da definição e cumprimento correto dos processos de produção.
Com a padronização e mapeamento dos processos, é possível controlar todas as informações obtidas e ainda criar oportunidades de negócio para melhorar o trabalho e a produtividade da sua equipe.
5 processos de produção mais difíceis de gerir
Conheça abaixo, cinco processos de produção que costumam ser considerados como os mais críticos quando o assunto é gestão do chão de fábrica.
Confira e entenda os problemas que eles podem ocasionar se não forem bem geridos.
1 – Planejamento e Controle da Produção:
Essa é a fase inicial do processo de produção, sendo fundamental para garantir que todos os recursos (materiais, mão de obra e equipamentos) estejam disponíveis no momento certo e na quantidade necessária para atender a demanda de produção.
Qualquer falha nessa fase pode levar a atrasos na produção ou a problemas de qualidade.
2 – Processamento de Materiais:
Nesta etapa, os materiais são transformados em produtos acabados.
É importante garantir que os materiais estejam de acordo com as especificações de qualidade, que sejam processados de maneira eficiente e que gerem o mínimo de desperdício possível.
Caso contrário, a empresa poderá obter problemas com devoluções e gastos com desperdício de matéria-prima.
3 – Controle de Qualidade
Fase crítica que garante que o produto final atenda às especificações de qualidade definidas no início da produção.
As inspeções e testes para identificar possíveis defeitos ou problemas de qualidade antes que o produto final seja entregue ao cliente são imprescindíveis para o sucesso de uma empresa.
4 – Manutenção e Reparo:
É importante garantir que os equipamentos e as máquinas estejam sempre em boas condições de funcionamento para evitar paradas não programadas na produção e atrasos na entrega dos produtos.
A falta de manutenção e reparos industriais pode gerar gastos não planejados para as empresas.
5 – Logística e Distribuição:
Essa é a fase final do processo de produção. É indispensável para garantir que os produtos sejam entregues aos clientes dentro do prazo e com a qualidade esperada.
Problemas nesta fase podem levar a atrasos na entrega, insatisfação do cliente e impacto negativo na imagem da empresa no mercado.
Prodwin é a solução para gestão e controle de processos de produção
Você que leu o nosso artigo até o final, conseguiu entender a importância de analisar cuidadosamente cada um dos processos de produção e identificar os ciclos mais críticos na linha de produção da sua empresa?
É dessa maneira que será possível implementar soluções específicas para melhorar a eficiência e a qualidade do processo de produção do seu negócio como um todo. E o sistema Prodwin pode auxiliar a sua produção seriada nesse sentido.
Nossa solução de tecnologia consiste em um sistema MES completo, com apontamento automático de produção em tempo real, que controla o chão de fábrica através de coletores de dados inteligentes conectados às máquinas ou processos industriais para capturar informações da produção.
Quantidade de itens produzidos, tempo de parada, refugo e tempo de ciclo são alguns dos dados que são capturados pelos coletores e enviados ao sistema Prodwin que gera informações estratégicas para a gestão industrial do seu negócio.
Entre em contato com os nossos especialistas para saber como implementar essa solução de gestão da produção seriada na sua empresa!
Texto original escrito por Rafael Souza – Comercial do Grupo SKA – e adaptado pela Redação da Prodwin.