O sistema de controle industrial, como o próprio nome sugere, tem a função de gerir as linhas produtivas, apontar possíveis gargalos e otimizar os processos do chão de fábrica.
Hoje em dia, existem diferentes formas de realizar a gestão das linhas de produção. Nesse sentido, ao adquirir e implantar um software na fábrica, é importante que você observe alguns pontos nele para entender se a solução está colaborando ou prejudicando a eficiência e a qualidade da sua produção.
Continue a leitura para saber quais são os pontos que você deve analisar no seu sistema de controle industrial para obter bons indicadores fabris.
Ao longo deste conteúdo você vai conferir,
- O que é um sistema de controle industrial?
- 5 pontos para analisar em um sistema de controle industrial;
- Vantagens de contar com o sistema MES da Prodwin.
O que é um sistema de controle industrial?
Um sistema de controle industrial, também conhecido como sistema MES (Manufacturing Execution System) tem a função de gerenciar os processos de uma fábrica, apontando para o gestor da produção, e demais membros do time, as etapas que estão demonstrando problemas e os seus respectivos motivos.
Esses dados capturados pelo sistema de controle facilitam a tomada de decisões dos gestores e, consequentemente, geram melhorias ao processo de manufatura.
Assista o vídeo abaixo para saber mais sobre o que é e como funciona uma solução MES:
5 pontos para analisar em um sistema de controle industrial
Confira abaixo, cinco principais tópicos que são determinantes para a eficiência de um sistema MES. Eles devem ser analisados com atenção, pois impactam diretamente na produtividade do seu negócio.
1 – Falta de visibilidade e controle
Se o seu sistema MES atual não fornece informações precisas e em tempo real sobre o processo de produção, pode ser difícil identificar e solucionar problemas rapidamente. Isso pode gerar atrasos na produção e redução da eficiência geral.
2 – Erros manuais
Caso o seu sistema de controle industrial atual dependa de entradas manuais dos dados, como planilhas eletrônicas, é mais provável que ocorram erros humanos, impactando na confiabilidade das informações e na qualidade da produção.
3 – Falta de padronização
Quando o processo de produção fabril atual não é padronizado, fica mais difícil manter a consistência e a qualidade na entrega do pedido. Isso pode ocasionar variações no produto final e redução geral da qualidade.
4 – Dificuldade em identificar gargalos na produção
Se o seu sistema atual não permite que você identifique rapidamente os gargalos da produção, pode ser difícil implementar soluções para melhorar a eficiência da produção.
5 – Falta de rastreabilidade
Em sistemas que não permitem rastrear a localização e a movimentação dos materiais e produtos no chão de fábrica também é mais difícil assegurar a qualidade e a segurança do produto final.
Vantagens de contar com o sistema MES da Prodwin
Agora que você já conheceu os principais pontos que devem ser observados em um sistema MES para garantir a produtividade do seu negócio, ficou mais fácil escolher a melhor opção para gerir a sua fábrica, não é mesmo?
O sistema MES da Prodwin atende todos os quesitos citados acima, fornecendo:
- Visibilidade em tempo real do processo de produção;
- Padronização dos processos;
- Redução da entrada manual de dados;
- Identificação de gargalos na produção;
- Rastreabilidade completa dos materiais e produtos da sua produção seriada.
Entre em contato com nosso time de especialistas e melhore significativamente a eficiência e a qualidade produtiva da sua empresa com a nossa solução!
Texto original escrito por Rafael Souza – Comercial do Grupo SKA – e adaptado pela Redação da Prodwin.